10 dicas valiosas para você escolher em qual área deseja ter sua empresa

Em tempos de crises financeiras de um país, com altos índices de desempregos, muitas pessoas buscam empreender.  Porém é preciso estar atento também aos detalhes, tanto no aspecto geral quanto aos detalhes da área que você pretende empreender.

Cada pessoa sabe de suas necessidades e suas capacidades profissionais. Este artigo não visa ditar o que você deve fazer. Mas mostrar-lhe outros prismas, que em momentos de dificuldades são poucos pensados quando se começa a empreender no Brasil.

Você já é um empreendedor? Ou busca ter seu próprio empreendimento? Se você se enquadra em um desses grupos fique aqui que essa conversa é contigo. Realmente alguns negócios apenas com a chamada “cara e coragem” podem sim obter sucesso, porém quanto mais familiarizado com o setor e com assuntos de gestão você estiver mais chances de sucesso você terá.

1 – Converse com diversas pessoas: Essa é uma dica muito valiosa, não guarde suas ideias apenas para si. Compartilhe com outras pessoas o que pensa e o que deseja, e filtre o que pode ser útil para você e seu negócio. Você descobrirá pessoas que de alguma forma possa te ajudar até mesmo com uma informação; em contrapartida seja solidário em compartilhar o conhecimento que possui também.

2 – Conheça-se: Algumas pessoas sobre pressão e decisões importantes reagem muito bem, umas até precisam estar em situações assim, outras não conseguem nem fazer escolhas e agem por impulso na direção que na verdade não gostaria de andar. Parece tão básico, mas muitos não param realmente para se conhecer e estudar métodos e formas que pode trabalhar em seu empreendimento! Entenda suas limitações e busque resoluções para elas, não finja que elas não existem.

3 – Use suas experiências: Parece lógico, mas acontece. Por exemplo: Você sabe fazer pão muito bem, mas resolve consertar motores de carros sem ter nem conhecimento e nem experiência, apenas pelo fato de que ouviu que gera dinheiro. Sem querer você se auto sabotará. Se deseja mudar radicalmente de área, busque aprender muito bem e adquirir experiências nesta outra atividade.

4 – Necessidades do mercado local ou não: Empreender exige olhar atento, e pesquisa de mercado. Pode ser que você seja excelente em fazer algo que em sua região não exista procura, e você fique focado na venda apenas local; então está na hora de tentar expandir suas vendas.

5 – Execução: Antes de abrir um negócio, deve-se definir quanto tempo e dinheiro você está disposto a investir. Tenha em mente que o tempo para as coisas acontecerem em geral é muito maior do que esperamos.

6 – Aprenda a lidar com suas ansiedades: Empreendedores de sucesso costumam ser os que administram melhor as ansiedades. Não existe uma fórmula para isso, mas vale a pena sempre lembrar daquilo que já foi conquistado e não perder de vista os objetivos maiores.

7 – Prepare-se: Faça uma Analise Swot de seu empreendimento (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), essa análise ajudará você a se preparar para o que está por vir em seu empreendimento. Outro método rápido, prático e eficiente que pode lhe a judar a se preparar é o modelo de negócio baseado no Canvas. Se quiser saber mais sobre esses métodos mande nos uma mensagem e teremos prazer em lhe auxiliar. Esses dois métodos são abrangentes para qualquer segmento, talvez no seu segmento tenha estratégias valiosas focada para esse mercado, portanto busque o conhecimento e prepare-se.

8 – Realize uma boa gestão: Não permita que o dia-a-dia operacional te sugue e você passe sem administrar o que esta fazendo profissionalmente. Busque sempre uma melhoria contínua na atividade que realiza tanto operacional quanto gerencial. Você precisa ter uma visão realista de seu negócio, ter uma carteira de clientes, não deixe cadastros avulsos, pois uma vez que você já conquistou um cliente é mais fácil vender para ele novamente. Aperfeiçoe se atualize-se sempre, seja em gestão financeira, administrativa ou operacional.

9 – Tenha foco: Determine um tempo, e analise se está caminhando para onde determinou ir. Se onde desejava ir não é mais seu foco, altere ele em seus planos e analise outros trajetos para chegar no novo objetivo.

10 – Ame o que está disposto a fazer profissionalmente: É muito verdade que quando amamos o que fazemos tudo flui. Quando você se obriga a fazer algo apenas pensando no dinheiro a probabilidade de conseguir dar uma continuidade em seu empreendimento é bem menor. Quando você for apaixonado(a) pela atividade de seu empreendimento atual ou futuro, a força será maior para vencer, a busca por melhorias e crescimento serão consequências de toda essa paixão por fazer o que você faz e ser quem você é (ou será).

Onde todos veem problemas e crise, seja positivo! Sobreviva, mas também crie na crise! Você é capaz!!